terça-feira, 23 de abril de 2013

Aula 4º ano - Fotossíntese

Vamos refletir e conversar!

Nós, seres humanos nos alimentamos de outros animais. E os outros animais, podem se alimentar de que?
• Os animais então se alimentam de outros animais e de plantas. Mas e as plantas, do que se alimentam? As plantas são seres vivos imóveis. Portanto, não podem obter seu alimento caçando outros seres (mas há exceções - por exemplo, as plantas carnívoras - mas isso é uma outra história...).
• De onde vem então o alimento das plantas? Será que seu alimento vem do solo? Em parte. Mas se fosse apenas do solo, uma planta viveria bem apenas com adubo e terra e não precisaria de outros fatores, como luz ou água. Será que isso é verdade? Clique na imagem e descubra:

Como é feita essa obtenção de alimento? Qual é o alimento das plantas? Quais são os três ingredientes fundamentais para que as plantas produzam seu próprio alimento? Veja o vídeo:

Já vimos que esses três ingredientes estão envolvidos na produção de alimento pela planta. Se algum deles faltar, será que a planta consegue sobreviver mesmo assim?
Por que todas as plantas não morrem à noite?
Em qual parte da planta ocorre a fotossíntese?

 Por que não pode ocorrer no tronco? Discuta as desvantagens que teriam nesse caso, porque normalmente o tronco recebe sombras das folhas;
• E na flor? Seria desvantajoso porque sabemos que elas rapidamente caem ou se transformam em frutos. Como a planta conseguiria alimento quando isso acontecesse?
• E a raiz? Nem se fala! Essa vive enterrada, nem sequer é iluminada.
• E os frutos? Além do problema da flor (eventualmente eles caem e só aparecem em algumas épocas do ano), sabemos que frutos costumam ser muito apreciados por animais! Ou seja, plantas com frutos muito gostosos forneceriam bons alimentos para os animais, mas elas mesmas ficariam quase sempre sem alimento!
• O que sobra? Só pode ser a folha! Os pontos discutidos acima ajudam a citar vantagens de ser na folha que o proc esso de fotossíntese ocorre: elas são as com melhor exposição ao sol, além de est arem presentes a maior parte do tempo e a maioria dos animais não se interessa em consumi-las (exceto alguns insetos!). Sabemos então que a fotossíntese acontece na folha. Mas, onde dentro da folha isso acontece? O objetivo agora é trabalhar em nível celular. Peça que seus alunos entrem no site:



Quizz da Fotossíntese

Super teste

 Elaborar um roteiro explicando passo a passo o que está ocorrendo em cada etapa, e quais os nomes das estruturas envolvidas.
Como introdução a esse roteiro, discutir sobre qual é a importância desse processo para a sociedade, e para a sobrevivência de outros organismos e da própria planta. Como conclusão,  citar quais os “ingredientes” consumidos no processo da fotossíntese e quais os produtos gerados, e para onde vai cada produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário